Aumento Mamário

O aumento das mamas com implantes de silicone, em conjunto com a lipoaspiração, é cirurgia mais realizada no Brasil. Na última pesquisa, representou 21% de todas as cirurgias plásticas estéticas realizadas. É uma cirurgia segura, realizada em menos de 1 hora em ambiente hospitalar, sob anestesia local com sedação, na qual a paciente recebe alta cerca de 4 horas após, com pouco desconforto pós-operatório.

Geralmente se retoma as atividades usuais em 7 dias, necessitando um pouco mais de tempo para retomar as atividades físicas.

A escolha do tamanho adequado de silicone a ser utilizado passa por uma ampla conversa entre a paciente e o cirurgião plástico, a fim de que se chegue a um consenso entre o desejo com as possibilidades técnicas. Atualmente, utilizamos diversos moldes com os diferentes tamanhos e formatos das próteses disponíveis, o que facilita esta decisão.

Além disso, o volume do implante é somente um dos parâmetros utilizados para se obter o resultado desejado, devendo ser combinado com a posição do implante (retro-glandular, retro-muscular ou dual plane), a via de acesso (por onde o implante é colocado – sulco submamário, aréola ou axila), o perfil do implante (moderado, alto ou super alto) e a necessidade do tratamento do excesso de pele ou de ptose (queda) da mama.

Em nossa prática, utilizamos somente próteses Mentor (Jonhson & Jonhson), as quais são liberadas para uso no EUA pelo FDA há mais de 10 anos.

Aumento Mamário em Porto Alegre

5 + 11 =

Mais Informações Sobre Lipoaspiração e/ou Lipoescultura em Porto Alegre Mais Informações Sobre Mamoplastia de Aumento | Prótese de Silicone

Prótese de Mama / Prótese de Silicone em Porto Alegre / Mamoplastia de Aumento / Aumento Mamário

Os motivos que levam as mulheres a recorrerem a uma cirurgia de aumento das mamas/prótese de silicone geralmente é a hipomastia, ou seja, seios pequenos, ou que diminuíram após amamentação ou perda severa de peso. Existem três posições para colocação desta prótese de silicone, a retroglandular, a retromuscular e Dual plane. Na técnica retroglandular é criado um espaço abaixo da glândula mamária para colocação do implante de silicone. Na retromuscular o espaço criado é abaixo do músculo peitoral maior. Na Dual plane, a porção superior da prótese de mama fica por debaixo do músculo e a inferior por baixo da glândula. A escolha da posição passa por uma análise minuciosa caso a caso, que envolve a anatomia e o desejo da paciente.

Existem três tipos de incisões para a inclusão prótese mamária:

Via Periareolar

A cicatriz fica em torno da metade inferior da aréola. Há limitações para inclusão da prótese de acordo com o tamanho da aréola da paciente.

Via Inframamária

É aplicável em todos os casos e a cicatriz fica “escondida” no sulco da mama.

Via Axilar

A cicatriz é quase invisível, sendo feita nos sulcos axilares e a prótese é colocada, via de regra, debaixo do músculo peitoral.

Tipos de Implantes

Há vários tipos de implantes utilizados, mas o mais comum é a prótese de silicone com superfície texturizada, contendo em seu interior silicone em gel altamente coesivo. Atualmente existem vários tipos, formas e tamanhos de prótese que se adaptam aos desejos das pacientes.

Todas as técnicas cirúrgicas são feitas para que a paciente possa amamentar, caso engravide após a cirurgia. A presença da prótese mamária não causa inconvenientes à investigação de diagnósticos de doenças da mama realizada por meio de exames físicos (palpação), de ultrassonografia e de mamografia.

Antigamente recomendava-se a troca das próteses a cada 10 a 15 anos. Hoje, como o material da prótese é mais moderno, não há um período específico para a troca. As próteses devem ser retiradas quando apresentam contratura ou em casos de infecção, conforme a avaliação médica.

Anestesia

A anestesia utilizada é a local com sedação por venosa total, ou seja, a modalidade mais tranquila possível. Nesta, a paciente é sedada pelo anestesista e a região da mama é infiltrada com anestésico local. A recuperação anestésica é bem rápida, estando a paciente acordada cerca de 15 minutos após o término da cirurgia já na sala de recuperação.

 Internação

Esse procedimento é ambulatorial, permanecendo cerca de 6 horas somente no hospital.

Pós-operatório
– Mantenha repouso relativo, evitando esforços;
– Comunique qualquer anormalidade ou dúvida;
– Usar sutiã nas 24 horas durante 30 dias;
– Fazer Drenagem Linfática para alívio da dor e inchaço;
– Evite movimentos que levantem os braços além da altura do ombro;
– Evite passar os braços além da linha das costas;
– Não retirar as fitas de Micropore;
– Não dormir de bruços ou sobre a mama durante este período;
– Não pegar sol durante 30 dias;
– Não carregar peso por 60 dias;
– Não ir a academia ou fazer qualquer tipo de malhação a princípio por 30 dias.

O que é a prótese de silicone?

A prótese de silicone nada mais é do que uma estrutura composta por uma membrana externa de silicone (7 camadas) recheada por silicone em gel para assemelhar-se ao toque natural da mama, servindo para aumentar ou, as vezes, substituir o tecido mamário.

Qual o tamanho das cicatrizes após a cirurgia plástica?

Toda cirurgia deixa cicatrizes. Felizmente, esta cirurgia nos permite colocar as cicatrizes em locais disfarçados. A cicatriz costuma ser pequena e de boa qualidade, o que somado a uma localização oculta, a torna uma cicatriz bastante discreta.

Qual o tempo da cirurgia de prótese de mama/prótese de silicone:

A intervenção de aumento mamário dura aproximadamente 45 minutos.

Há um limite de idade para fazer o implante de  prótese de silicone?

É necessário que os seios estejam completamente desenvolvidos; ao redor dos 16 ou 17 anos os caracteres sexuais secundários já estão completamente desenvolvidos, permitindo assim o aumento da mama.

Qual é o tempo de internação para cirurgia plástica de aumento de mama?

De 4 a 6 horas.

Quais os riscos durante o processo cirúrgico?

Raramente essa cirurgia sofre complicações sérias, porém todo ato cirúrgico tem risco.

O que fazemos é minimizar ao máximo esses riscos, utilizando os 2 melhores hospitais para cirurgia plástica de Porto Alegre (Mãe de Deus Center e Moinhos de Vento) para a realização do ato cirúrgico, uma equipe médica contando com 2 cirurgiões plásticos, um anestesista experiente, implantes de excelente qualidade e uma séria análise pré-operatória com exames.

O que vou sentir no pós-operatório?

Imediatamente depois da operação é normal sentir um desconforto na região das mamas, com leve dor. É comum também sentir uma pressão na região das mamas devido ao estiramento da pele. A coceira pode ocorrer nos dias subsequentes em função da cicatrização.

A ruptura do implante de silicone poderia ocasionar um grave risco para a saúde?

Este tipo de evento é bastante raro após a colocação dos implantes de silicone, não causando complicações sérias no organismo. Existe a recomendação de troca dos implantes de silicone quando ocorre, sendo inclusive o implante coberto por garantia da empresa fornecedora (exclui custos de hospital e equipe). As próteses modernas apresentam seu silicone interno bastante coesivo, o que faz com que mesmo após ruptura da prótese, o gel permaneça no interior da mesma sem vezamentos.

Quais os tipos de anestesia aplicados?

A anestesia utilizada é a local com sedação por venosa total, ou seja, a modalidade mais tranquila possível. Nesta, a paciente é sedada pelo anestesista e a região da mama é infiltrada com anestésico local. A recuperação anestésica é bem rápida, estando a paciente acordada cerca de 15 minutos após o término da cirurgia já na sala de recuperação.

O aumento da mama diminui o volume do mamilo?

Dependendo do volume desejado, a colocação de próteses de silicone pode repercutir na dimensão da aréola (expandindo ou aumentando seu contorno) e do mamilo, projetando-o um pouco mais. Há casos em que se lança mão de cicatriz periareolar para reduzir uma aréola grande.

Quais cuidados pós-operatórios devo ter?

– Mantenha repouso relativo, evitando esforços;
– Comunique qualquer anormalidade ou dúvida;
– Usar sutiã nas 24 horas durante 30 dias;
– Evite movimentos que levantem os braços além da altura do ombro;
– Evite passar os braços além da linha das costas;
– Não retirar as fitas de Micropore modeladoras;
– Não dormir de bruços ou sobre a mama durante este período;
– Não carregar peso por 60 dias;
– Não ir a academia ou fazer qualquer tipo de malhação a princípio por 30 dias.

Com a prótese os seios não tendem a cair mais rapidamente?

Após a colocação de implantes, os seios seguem sua evolução normal, sendo que a flacidez cutânea continua evoluindo de acordo com idade. Ou seja, uma mama que já tinha tendência a queda, continuará seu processo de acordo com o envelhecimento. A prótese, por sua vez, pode mascarar este processo, uma vez que preenche a falta de volume mamário dando um aspecto de elevação dos tecidos.

As próteses de silicone precisam ser substituídas depois de um certo tempo?

Hoje em dia existe uma recomendação de troca dos implantes de silicone quando os mesmos apresentarem alguma alteração, seja ruptura ou contratura. Não existem ainda próteses vitalícias, ou seja, toda prótese de mama precisará ser substituída em algum momento da vida, ocorrendo geralmente após 10 a 15 anos de uso.

Como saber o tamanho de seios que devo colocar?

A princípio não existe um tamanho preestabelecido. Deve haver uma harmonia nas formas feminina, sendo a escolha do tamanho um somatório entre o desejo da paciente, sua anatomia e a experiência do cirurgião. A escolha geralmente passa por experimentar alguns implantes com um sutiã especial, ver casos pré e pós-operatórios semelhantes e muito dialogo.

Em quanto tempo terei o resultado definitivo da cirurgia?

A grande vantagem dessa cirurgia é justamente você já poder notar o resultado imediatamente, porém somente no período tardio é que as mamas atingirão sua forma definitiva (após cerca de 6 meses).

Em quanto tempo poderei voltar a fumar?

Idealmente nunca! Mas levando em conta o procedimento cirúrgico, deve-se parar de fumar pelo menos 3 semanas antes e 8 semanas após. As substâncias contidas no cigarro causam vasoconstrição, que diminui o fornecimento dos elementos fundamentais para o processo de cicatrização como proteínas, vitaminas e oxigênio.

Quanto tempo terei que ficar sem tomar sol?

Não tome sol por 2 a 3 meses após a cirurgia. Após esse período, a exposição pode ser realizada desde que as cicatrizes estejam cobertas com 2 camadas de micropore branco por baixo do biquíni ou protetor solar 60.

Tags: Aumento Mamário, Prótese de Mama em Porto Alegre, Prótese de Silicone em Porto Alegre, Silicone em Porto Alegre. Aumento Mamário. Agende sua avaliação.