Mini-Abdominoplastia

Procedimento indicado para pequenas sobras de pele e gordura abdominais, nas quais não existe pele em excesso o suficiente para a abdominoplastia tradicional, porém existe flacidez de pele acima do limite para um abdome tratado pela lipoaspiração. Tem como resultado cicatrizes de menor dimensão, porém com resultados igualmente excelentes. O umbigo pode ser tanto reposicionado em posição mais inferior, quanto mantido no mesmo local, de acordo com a necessidade do caso. Realizada quase sempre em associação com a lipoaspiração e/ou lipoescultura para resultados completos.

É realizada sob anestesia geral ou peridural com sedação, dispensando internações prolongadas no hospital. Geralmente permanece-se na sala de recuperação por 6 a 8 horas, tendo alta a seguir.

Normalmente a recuperação é rápida, apresentando certo desconforto e pouca dor nos primeiros 3 dias de pós operatório, o quais são controlados com medicações adequadas. É possível retomar as atividades normais em cerca de 7 a 10 dias, sendo que para exercícios físicos é necessário um período maior.

Devemos utilizar uma malha modeladora por 30 dias no pós operatório, a fim de acelerar a recuperação. Drenagens linfáticas são recomendadas, geralmente iniciadas no quarto dia pós operatório.

Mini Abdominoplastia em Porto Alegre

12 + 14 =

Conheças as diferenças entre Abdominoplastia e Mini-Abdominoplastia

Abdominoplastia é um procedimento cirúrgico realizado para eliminar o excesso de pele e gordura abdominal. Mulheres que passaram por gestações ou pacientes que foram obesas frequentemente tem uma quantidade excessiva de pele nessa região como resultado do aumento de volume abdominal. Geralmente a abdominoplastia é realizada em conjunto com a lipoaspiração. A abdominoplastia é uma cirurgia segura se realizada por cirurgião experiente em grandes hospitais.

Durante a operação, o cirurgião descola a pele do abdômen e a estica para baixo, removendo o excesso. Na abdominoplastia o umbigo é preservado fixo a musculatura, sendo reposicionado após a retirada de pele.

Muitas vezes na abdominoplastia realizamos um reparo aproximando as estruturas musculares no centro do abdômen, o que chamamos de plicatura dos retos abdominais.

abdominoplastia se difere da mini-abdominoplastia pela quantidade de pele removida. Quando existe grande sobra de pele no abdome, a abdominoplastia é indicada. Quando existe uma sobra menor, a mini-abdominoplastia está indicada.

Anestesia

A abdominoplastia é normalmente é realizada sob anestesia  peridural com sedação. 

Operação e Cicatrizes

A abdominoplastia leva geralmente de 2 a 3 horas e a cicatriz localiza-se horizontalmente na altura dos pelos pubianos, prolongando-se lateralmente em maior ou menor extensão, de acordo com o tipo de abdômen e a quantidade de pele e gordura a ser retirada.
A cicatriz da abdominoplastia  é planejada para ficar posicionada sob a parte de baixo do biquíni.  Esta é definitiva e não poderá ser alterada de lugar conforme a moda. Haverá também uma cicatriz ao redor do umbigo, a qual é planejada para ficar o mais interna possível. A gordura localizada nas regiões laterais do abdômen poderá ser corrigida associando-se a abdominoplastia à lipoaspiração.

Pós-operatório

– Fazer Drenagem Linfática e outras condutas pós operatório para dor, inchaço e para termos um resultado final satisfatório;

– Observar repouso relativo em casa que irá reduzindo gradativamente até o 30º – dia quando será dado alta para as atividades normais;

– Não levantar peso;

– Usar curativo sob a cinta elástica;

– Os pontos serão retirados próximos ao 15 º dia;

– Proibidos banhos de Sol por 90 dias;

– Alimentação Normal;

– Usar a cinta elástica ou modelador 24 horas por dia;

– Evitar banhos de mar e piscina por 30 dias;

– Exercícios abdominais e outros esportes deverão ser realizados após o 3º mês.

– O que é abdominoplastia? Qual a diferença entre a abdominoplastia e a mini-abdominoplastia?

abdominoplastia é indicada para flacidez de pele em todo o abdome (acima e abaixo do umbigo) e há necessidade de resuturar o próprio umbigo em uma nova posição de pele. Já a mini-abdominoplastia é adequada quando há excesso menor de pele, localizada principalmente na região abaixo do umbigo, quando mantemos o mesmo na mesma posição ou o fixamos 1 a 2 cm abaixo de sua posição original. Embora as 2 técnicas sejam relativamente semelhantes em relação aos princípios de tratamento, as cicatrizes resultantes da mini-abdominoplastia são normalmente menores, pois há menos remoção de tecido.

– É verdade que será feito um novo umbigo?

Não. Na abdominoplastia o seu próprio umbigo será remodelado e preso a pele em uma nova posição se necessário. Existirá uma pequena cicatriz em volta do umbigo, planejada para ficar o menos aparente possível,  que dependerá da evolução de cada paciente no processo de cicatrização.

– A abdominoplastia deixa cicatriz muito grande?

Depende do caso. A cicatriz ficará estrategicamente localizada na linha do biquíni, logo acima dos pelos pubianos. A extensão lateral também dependerá do volume do abdome a ser corrigido. Quando realizamos a abdominoplastia e existe muito excesso de pele, a cicatriz tem uma grande extensão.

– Quanto tempo dura o inchaço?

Na abdominoplastia, a maioria do inchaço dura de 2 a 4 semanas, mas pode levar de 3 a 6 meses para desaparecer completamente.

– Poderei ter filhos após a abdominoplastia?

abdominoplastia é preferencialmente realizada após a geração de todos os filhos, pois a gravidez pode levar à frouxidão muscular e flacidez de pele novamente, comprometendo o resultado obtido. Em tempo, a abdominoplastia deixa a pele bem esticada, o que pode aumentar a chance de termos estrias em caso de gestação após tal procedimento.

– Qual o tempo de duração da abdominoplastia?

A cirurgia de abdominoplastia dura em média de 2 a 3 horas.

– Qual é o tipo de anestesia aplicado?

A anestesia peridural (injetando uma solução de anestésico local entre as vértebras nas costa sob sedação.

– Qual será o tempo de internação após a cirurgia?

O tempo de internação após a abdominoplastia é de 8 a 12 horas.

– Posso fazer a cirurgia estando acima do peso?

abdominoplastia deve ser realizada com o paciente no peso ideal ou levemente acima para que se obtenha bons resultados com segurança. A realização da cirurgia quando o paciente está acima do peso pode comprometer o resultado e há mais risco de complicações após a cirurgia.

– Há algum tipo de perigo na cirurgia de abdominoplastia?

Todas as cirurgias, incluindo as cirurgias plásticas, tem seus riscos. No entanto, a abdominoplastia, desde que realizadas em grandes hospitais, com equipe composta por cirurgiões plásticos experientes, o risco/perigo cirúrgico é mínimo.

– Quais complicações poderei ter após a cirurgia?

Embora não seja comum, a abdominoplastia como qualquer outro ato operatório, pode apresentar complicações como seroma, hematoma, deiscência de sutura, infecção e necroses de pele. O surgimento de algum dos problemas acima mencionados faz parte do chamado “risco calculado”, que se aplica a todo tipo de cirurgia. Sua ocorrência, felizmente, não é frequente e não costuma comprometer os resultados definitivamente.

– Em quanto tempo poderei voltar a fumar?

Não fume por 1 mês antes e após a abdominoplastia no mínimo, pois as substâncias contidas no cigarro causam vasoconstrição, que diminui o fornecimento dos elementos fundamentais para o processo de cicatrização como proteínas, vitaminas e oxigênio.

– Por quanto tempo terei que usar a cinta elástica?

A cinta colocada no final da abdominoplastia deve ser utilizada continuamente (24 horas por dia) por 4 semanas. Ela não deve ficar exageradamente apertada e deve ser removida apenas antes dos banhos.

– Quanto tempo terei de ficar em repouso?

Repouse em casa por 7 dias após a cirurgia. Você ficará mais confortável em uma posição semi-sentada ou deitada, utilizando a cabeceira elevada e travesseiros abaixo dos joelhos. Sente-se em uma cadeira por pelo menos 1 hora, 2 vezes ao dia, a partir do 2º dia após a cirurgia. Caminhar dentro de casa é fundamental para a recuperação e para a prevenção de trombose.

– Em quanto tempo atingirei o resultado definitivo da abdominoplastia?

Nos primeiros meses o abdome apresenta uma insensibilidade relativa, além de estar sujeito a períodos de inchaço, que regride espontaneamente. Nunca se deve considerar como resultado definitivo de uma abdominoplastia antes de 6 meses de pós-operatório.

– Quais os cuidados pós-operatórios que devo tomar?

– Fazer Drenagem Linfática e outras condutas pós operatório para dor, inchaço e para termos um resultado final satisfatório;

– Observar repouso relativo em casa que irá reduzindo gradativamente até o 30º dia quando será dado alta para as atividades normais;

– Não levantar peso;

– Usar curativo sob a cinta elástica;

– Os pontos serão retirados próximos ao 15 º dia;

– Proibidos banhos de Sol por 90 dias;

– Alimentação Normal;

– Usar a cinta elástica ou modelador 24 horas por dia;

– Evitar banhos de mar e piscina por 30 dias;

– Exercícios abdominais e outros esportes deverão ser realizados após o 3º mês.

Tags: Mini-Abdominoplastia em Porto Alegre, Mini-Abdominoplastia Porto AlegreMini-Abdominoplastia em POA, Mini-Abdominoplastia POA, Mini-Abdominoplastia. Agende sua avaliação.